Graças ao BNDES e Banco do Nordeste, será possível montar um espetáculo teatral e apresentá-lo na cidade de Imperatriz, em processo colaborativo, i. e., o espetáculo será construído em conjunto com todos, inclusive o texto.
Serão 6 (seis) meses de trabalho, incluindo ensaios, leituras dramáticas, seminários e apresentações, a saber:
a) 4 (quatro) leituras dramáticas (Arena conta Tiradentes, de Augusto Boal e Gianfrancesco Guarnieri; Vestido de Noiva, de Nelson Rodrigues; Capital Federal, de Arthur Azevedo; Caiu o mistério, de França Júnior. Após as leituras, haverá debate com os presentes sobre as obras lidas. As leituras serão feitas pelos atores e não-atores da formação/montagem).
b) 4 (quatro) seminários (O teatro contemporâneo e suas vertentes; Minha cidade, meu teatro: análise do teatro produzido em Imperatriz e suas perspectivas; Profissionalização: como não ficar à margem; Teatro-escola: a ausência de vida nos estabelecimentos educacionais de Imperatriz).
c) 14 (quatorze) apresentações (Bacuri, Santa Rita, Nova Imperatriz, Centro, Vila Nova, Vila Lobão, Vila Cafeteira, Vila Conceição I e Vila Conceição II, Vila Redenção, Vila Macedo, Conjunto Vitória, Parque São José, Santa Inês).
d) Criar um grupo de pesquisa em teatro, de forma permanente, com os atores provenientes do processo, dando um caráter de legalidade, legitimidade e profissionalismo.
Os ensaios começarão no mês de agosto, em local a ser definido. Os horários e dias dos encontros serão acordados em conjunto.
Os interessados, enviar um e-mail para marconcine@hotmail.com, que será enviada ficha de inscrição para preenchimento. Vagas para 20 pessoas.